quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Nneka. What? 'Say it again..' please

Letras misturadas com sons 'areggaezados' que não se percebem e um nome em que raramente se acerta na pronúncia. Nunca se sabe muito bem se se há-de gostar ou de odiar Nneka, a cantora nigeriana que passa mais ou menos em todas as rádios portuguesas.
Nneka é muito mais do que a música "Heartbeat", da banda sonora de Morangos com Açúcar. É um apelo à luta nacional na Nigéria, é muito mais que um conjunto de batidas e vozes. É um conceito que mistura luta pacífica e boa música. 
Começou por trabalhar com Sean Paul e outros que tal (afinal, todos temos de começar por algum lado!), até que lhe deram asas para voar sozinha e em 2005 gravou o primeiro álbum a solo. Depois de três discos lançados, a cantora nigeriana continua a ser uma figura de ascensão no mundo da música mundial. Muitos estilos sonoros à mistura - um pouco de blues, mais um pouco de reggae e umas batidas de hip hop e de África - e uma forte corrente de luta étnica traduzem a força de Nneka e o sucesso que tem tido em todo o Mundo, com o seu último CD, 'Soul is Heavy', lançado este ano. Para além das performances a solo a que tem tido direito durante a tour de 2011, Nneka também participa regularmente em espectáculos e concertos com Damian e Ziggy Marley, General Steel e mais uns quantos nomes sonantes da esfera musical nossa conhecida.








Sem comentários:

Enviar um comentário