quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Uma Lisboa Perdida

Poema de Viriato Ventura e música de Sam the Kid. Lembram a reestruturação do Cais do Sodré, esforço de retratar outros tempos. Tempos de promiscuidade e adultério assumidos entre marinheiros e prostitutas, ginjinhas, cervejas e boa disposição, em ambientes kirsch quanto baste. 2011 manteve as cervejas e a boa disposição, mas tratou das prostitutas e dos marinheiros e relembrou-nos que a decoração kirsch afinal não é assim tão má. O bar Pensão Amor é capaz de se tornar na próxima tendência preferida dos lisboetas para uma noite bem passada, bem como o Bar da Velha Senhora, tudo num movimentado e refrescante Cais do Sodré.


"Onde estão os meus amigos?
Remotas memórias
Saltitam
Pululam
Cheiros, odores, miragens
O café, o sorriso
"Olá como está!"
E outras encenações
A novidade: A vizinha do 3º fugiu,

Amanhã vem no jornal

Ai..a imperial da Munique
Os destemidos tremoços
Moços, maçons
Canalha / navalha
Pensa coração
Amigos onde estais?

A sueca com minis à mistura
O relato da bola
A malha, copo de 3
A feira do relógio
O relógio da feira
Sandes de couratos, vinhos de Torres
Jogging de Marvila

Domingo
Especialmente domingo
Barbeados, dentes lavados
E martinis no plástico labrego
Alumínio / moderno / kitch / mau gosto
12 cordas, mãozinhas
Salteadores da razão perdida
Perdidos, enjaulados
Correio da manhã
O cú da vizinha do 9ºB,
Regalo para a vista
Suplemento a cores com salários em atraso

E a Lisnave, petroquímica
Cancros do meu Tejo
Apodrecendo lentamente o azul das águas e eu impotente


Cinemascope e 35 milímetros de mim
A raiva afogada entre cubaslibres e pernas de mulheres
Que não são putas nem são falsas nem são nada
São pernas de mulheres e cubaslibres simplesmente

Paga-se a saudade com cartão de crédito

Táxi, leva-me para onde está o meu amor
Táxi, leva-me para lá de mim
Táxi, atropela-me os sentidos e a alma para não deixar vestígios"


By Viriato Ventura, em 'Praticamente', de Sam the Kid

Sem comentários:

Enviar um comentário